Disfunção Temporomandibular (DTM) – perguntas e respostas

1) O que é disfunção temporomandibular (DTM) ?

Disfunção temporomandibular (DTM) é um nome genérico dado a um variado grupo de doenças que acometem a articulação temporomandibular (ATM). A ATM é a articulação que une o maxilar inferior (mandíbula) com a base do crânio (osso temporal).

2) Quais fatores estão associados a este problema?

Dentre os principais fatores associados, podemos citar: má oclusão (encaixe inadequado dos dentes superiores e inferiores), bruxismo, trauma facial, reumatismo (poliartrites) e tumores. Por uma questão específica de gênero ainda não totalmente esclarecida, as mulheres são acometidas muito mais frequentemente do que os homens (relação de 9 mulheres a cada 1 homem).

3) Quando posso suspeitar de que tenho problemas na minha ATM?

A dor localizada na ATM (próximo ao ouvido) é um sinal de alerta para os pacientes. Normalmente é acompanhada de estalos e limitação de abertura bucal, gerando dificuldades para se alimentar e falar. Episódios de “travamento” ao tentar abrir ou fechar a boca é um forte indicativo de problemas relacionados a ATM. Dores de cabeça frequentes sem causa aparente muitas vezes podem ter origem em uma DTM.

O bruxismo é um fator de risco importante que deve ser tratado pois muitas vezes o paciente pode perder dentes e desenvolver dores musculares (“rosto cansado”) antes de evoluir com dor articular.

4) O tratamento é cirúrgico?

Na grande maioria dos casos o tratamento é conservador (não-cirúrgico). Com uma correta reabilitação oral para corrigir a má-oclusão e o uso de placas miorelaxantes no controle do bruxismo a maior parte dos casos podem ser solucionados. A aplicação de Botox também é uma opção terapêutica em alguns casos de DTM.

O tratamento cirúrgico é reservado a casos mais severos e de evolução crônica em pacientes que não respondem bem ao tratamento conservador. Casos de tumores e traumas faciais também são indicações para o tratamento cirúrgico que vai desde de cirurgias minimamente invasivas (artroscopia) até cirurgias de grande porte (ressecções ósseas com colocação de próteses articulares).

É muito importante ressaltar que a maioria das DTM’s são doenças de caráter degenerativo progressivo. Portanto quanto antes se detectar o problema menos complexo será o tratamento envolvido e melhor será o prognóstico.